MENSAGEM DA SEMANA

"A gastronomia é uma aquisição. Uma vez assimilada, a pessoa não consegue se livrar dela, passa a ficar mais exigente e a buscar o prazer que a boa comida proporciona."

Josimar melo - crítico gastronômico da Folha

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CURIOSIDADES, FILMES, RECEITAS, ACOMPANHAMENTOS E TRILHAS

A seguir uma série de trailers de filmes e desenhos onde a gastronomia está direta ou indiretamente presente, como tema principal ou mera coadjuvante. Um verdadeiro banquete aos olhos, para todos os gostos e iddades. São diversos temas, desde os infantis até as comédias e dramas.
Não tenho nenhuma pretensão aqui, que não a de divertir ou sugerir bons filmes, boas comidas, boas bebidas (com e sem alcool) e boas músicas. Por que estas são as melhores coisas da vida. E é tão fácil ser feliz que às vezes, na correria do dia a dia, nos esquecemos de coisas tão simples quanto essas. Aproveite o final de semana, junte sua família e compartilhe tudo isso.
Algumas receitas foram tiradas realmente dos filmes, com base no livro "O cinema vai à mesa" de Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert e com a participação de grandes chefs. Outras foram resultado de pesquisas na internet, nas minhas lembranças e na minha biblioteca de gastronomia. Algumas trilhas são dos filmes e outras apenas combinam ou por que eu simplesmente gosto.
Vocês vão reparar que a Cia. de Açúcar acabou adicionando uma pitada de sal; muitas receitas pediam isso, hehehe.
Bom, é isso. Espero que gostem, em todos os sentidos....BON APPÈTIT!

RATATOUILLE

Essa animação é simplesmente MARAVILHOSA! É do tipo que você assiste várias vezes e nunca cansa.

Remi é um rato que mora em Paris e que deseja se tornar um grande chef. Mas, coitadinho, além da fampilia dele ser contra, ainda conta com a desvantagem de ser.... um rato! Em todas as cozinhas cozinhas que ele entra, é expulso à vassouradas. Até odia em que ele fica embaixo do restaurante de seu grande herói culinário Auguste Gusteau, e lá conhece Linguini, um ajudante de cozinha muito atrapalhado e sem a menor vocação culinária. É aí que se inicia uma parceria entre eles e Remi fica escondido sob o chapéu de Linguini, maestrando verdadeiras obras de arte da gastronomia. Vale a pena conferir com toda a família!

Para esse desenho a receita não poderia ser outra

RATATOILLE - na verdade um mix de receitas de vários lugares

Trata-se de um ragu de legumes onde necessariamente a berinjela é predominante, além de tomates. Os demais legumes podem ser substituidos a gosto. Esse prato pode ser servido quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento. Entaõ vamos lá.

2 berinjelas

1 abobrinha italiana

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

2 tomates sem pele e sem sementes

1 cebola

2 dentes de alho

1/2 xícara de chá de azeite de oliva

1/4 de xícara de chá de vinagre de vinho tinto

2 raminhos de alecrim e tomilho

sal e pimenta à gosto

PREPARO

Muito fácil mesmo! Corte todos os legumes em tiras e disponha-os numa assadeira. Regue com o azeite e o vinagre e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por aproximadamente uma a duas horas. Pronto! É só isso mesmo!

Existem muitas variações de ratatouille, na panela, no forno, mais pedaçudas, que se desmancham, enfim, eu gosto dessa pela praticidade. Mas a ratatouille é sua, então inove e reinvente a sua receita a seu gosto....

ACOMPANHAMENTO

Um vinho rosé Chardonnay ou um espumante.

TRILHA SONORA

Como não poderia deixar de ser, minha primeira sugestão é DOUCE FRANCE, interpretada por Charles Trenet.

E depois, eu sugiro SHE, na voz de Charles Aznavour. O clipe pode até ser meio breguinha, mas a melodia e a letra dessa música são tão lindas que tá valendo. Imagina alguém cantando isso pra você????!!!! Que mais? Um bom desenho, seguido de boa comida, regada de bom vinho e com esse fundo musical...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Julie & Julia

O filme, baseado na autobiografia de My Life in France, retrata a vida de Julia Child (Meryl Streep), autora de livros de culinária e apresentadora de televisão norte-americana, e a tentativa de Julie Powell (Amy Adams) de cozinhar todas as 524 receitas do livro Mastering the Art of French Cooking. Apesar de separadas pelo tempo e espaço, ambas se encontram perdidas.... até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível!

Uma das receitas muita comentada do filme foi o Boeuf Borguignon, mas sinceramente achei meio complicada. Como o intuito dessa série de trailers/receitas é divertir, minha proposta (bem mais simples) é:

OMELETE

2 ovos frescos em temperatura ambiente

1 colher de sopa de água (eu já usei leite, fica muito bom tb)

1 colher de chá de manteiga

sal e pimenta do reino à gosto (ela abusa da pimenta, como vocês podem ver no vídeo abaixo, mas a Julia é a Julia....)

PREPARO

Aqueça uma frigideira anti-aderente e derreta a manteiga. Enquanto isso quebre os ovos e bata bem com um garfo, misture com a água e jogue na frigideira bem quente. Vá fazendo um movimento de vai e vem com a frigideira e de uma voltinha na omelete. essa parte é um pouco mais complicada, mas é questão de treino.... Você ainda pode acrescentar a gosto mais temperos ou outros ingredientes.

ACOMPANHAMENTO

Especialistas dizem que o ovo é um dos alimentos de dificil harmonização e a explicação é simples pois quando ingeridos formam uma capa na boca. Por esse motivo a solução é harmonizar vinhos com boa pegada e com basatnte acidez, capazes de destruir essa "capa". Defensores dessa combinação acreditam que a melhor combinação seria com brancos: Chenin Blanc, Riesling ou Champagne.

TRILHA SONORA

Além do belissimo tema de Julia Child, minha sugestão aqui é LaVie en Rose, na inesquecível voz de Louis Armstrong. Meus Deus, isso é muito bom....Que combinação mais condizente com: A FELICIDADE ESTÁ NAS COISAS MAIS SIMPLES! Só me resta dizer, sejam felizes!

SEM RESERVAS

Nessa comédia romântica, Kate (Catherine Zetha-Jones) é uma chef de um sofisticado restaurante em Manhattan que leva seu trabalho com muita seriedade e intimida todos a sua volta. Porém sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando Nick (Aaron Eckhart) é contratado como sub-chefe. Diferente dela, ele é super animado e tenta divertir a todos na cozinha, além da mania de escutar ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate também que lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.

Como no filme a menina recusava os super elaborados pratos que a tia fazia, dando preferência para o trivial (americano, óbvio), escolhi para esse trailer uma receita que ela fez com Nick.

PANQUECAS

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 pitada de sal

1 colher de sopa de açúcar

1 xícara de chá de leite

1 ovo

3 colheres de sopa de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de manteiga derretida

+ manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Numa tigela misture todos os secos. Faça um buraco no meio e acrescente os outros ingredientes até ficar bem cremoso. Unte uma frigideira anti-aderente com a manteiga extra e vá colocando porções de massa com uma concha. Deixe dourar de um lado e vire.

Sirva com manteiga, geléia, mel, creme de avelãs, mapple syrup, requeijão, frutas ou que sua imaginação mandar. Hummmmmmm.....

ACOMPANHAMENTO

Já que estamos falando de café da manhã não consigo pensar em outra bebida que não seja uma caneca bem quentinha de café ou cappuccino. Vocês podem ver a fumacinha subindo? Como o café ou pingado todo mundo faz do seu modo, deixo a seguir uma receitinha de cappuccino (se bem que hoje em dia existem no mercado uma imensa variedade de sabores prontos de cappuccino que são uma delícia!). Essa foi tirada do Mais Você.

CAPPUCCINO ESPECIAL

1 lata de leite em pó integral e instantâneo

1 vidro de café solúvel (100 g)

1 lata de achocolatado (200 g)

2 caixas de chantily em pó (faz toda a dferença na cremosidade!)

2 copos (tipo americano) de açúcar refinado - pode ser de baunilha também.

1 colher de sopa bem cheia de bicarbonato

Peneirar todos os ingredientes numa vasilha e guardar em pote bem fechado. Quando quiser basta preencher metade de uma xícara com o pó e completar com água fervente.

Você pode adicionar chantily e canela por cima se quiser.

TRILHA SONORA

Pra começar o dia bem animado, minha sugestão é Accidentally in Love do Counting Crows. Nesse clip o coitado do sujeito, que diga-se de passagem é muuuuito desajeitado mas cheio de boas intenções, levanta na maior pilha pra preparar o café da manhã da namorada, e acaba levando a pior. Ô coitado!

Maria Antonieta - Trailer

Com direção e roteiro de Sofia Coppola e estrelado por Kirsten Dunst, esse filme foi muito vaiado no festival de Cannes e nos Estados Unidos, apesar de ter levado o Oscar de melhor figurino (para a excelente italiana Milena Canonero).

Porém o que nos interessa é que o filme constata entre outras coisas como a cuinária se tornou importante na sociedade americana, e que o visual da comida precisa ser agradável aos olhos. Algumas cenas chegam a parecer a Ilha da Fantasia, cercada de doces por todos os lados. Aqui os protagonistas são os bolos e doces eaborados, ricamente enfeitados com frutas, muito creme e pétalas de rosas. Do livro "O Cinema vai a mesa" - Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert

MACARONS pelo CHEF FABRICE LENUD

280 g de açúcar de confeiteiro

160 g de farinha de amêndoas

130 g de claras (aproximadamente clara de 4 ovos)

30 g de açúcar refinado

corante (opcional)

PREPARO

Peneire junto o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas. Bata as claras em neve com o açúcar refinado até o ponto de suspiro firme. Misture delicadamente o corante desejado (verde para pistache, vermelho para framboesa e café liquido para café). Coloque uma folha de papel manteiga (ou Silpat) sobre uma assadeira, e ponha-a dentro de outra assadeira. Coloque a massa dentro de um saco de confeitar e pingue a massa com uma distância de 5 cm entre elas. Leve imediatamente ao fogo moderado (220ºC) durante 10 minutos. Retire a assadeira debaixo e deixe mais 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Com uma espátula tire os macarons da assadeira e recheie com o creme a gosto. Eles poderão ser conservados no congelador por até 1 semana.

SUGESTÃO DE RECHEIO

GANACHE DE CHOCOLATE MEIO-AMARGO

200 g de chocolate meio amargo

100 g de creme de leite fresco

MODO DE PREPARO

Ferva o creme de leite e derreame sobre o chocolate picado até obter uma mistura homogênea.

ACOMPANHAMENTO

Para acompanhar as delícias feitas de açúcar, a sugestão são os champagnes do tipo demi-sec que levam de 3 a 5% de liqueur d'espeditiion. Os mais indicados são: Bollinger Tradition, Don Perignon, Krug, Roederer Cristal, S de Salon, Salton Evidence ou Caves Geisse (estes dois últimos nacionais). Também por recomendação do livro.

TRILHA MUSICAL

Como não poderia deixar de ser, depois de tantos bolos, doces e macarons, lá vai uma musiquinha pra adoçar mais ainda:

I WANT CANDY - Bow Wow Wow

E uma outra versão brasileira, bem docinha, da Marisa Monte - Não é Proibido

MARY POPPINS

Mary Poppins! Que nostalgia me deu agora..... Trata-se de um musical estrelado por Julie Andrews e Dick Van Dyke. A história é sobre um banqueiro frio que tenta contratar uma babá para cuidar de seus dois filhos, porém todas acabam desistindo do árduo trabalho. Até que uma noite a filha Jane escreve uma carta que acaba chegando as mãos de Mary Poppins, que se identifica com tudo o que a menina escreveu sobre a babá perfeita. E é assim que ela e seu amigo faz tudo Bert, acabam transformando com seus poderes mágicos a vida da família com muita música, magia e diversão. Esse filme na verdade não fala sobre gastronomia, mas essa cena em particular nos leva ao cenário mágico de um parque, onde todos se deliciam com maçãs do amor. Hummmm! Nada como uma boa e velha maçã do amor.

RECEITINHA BÁSICA DE MAÇÃ DO AMOR DA PALMIRINHA ONOFRE

2 xícaras de chá de açúcar

1/2 xícara de chá de glucose de milho (Karo)

1/2 xícara de chá de água

gotas de baunilha

gotas de corante vermelho alimentício

12 maçãs veremlhas e macias

12 palitos para sorvete

MODO DE PREPARO

Numa panela coloque a água, o açúcar e a glucose. Misture com uma coher e deixe cozinhar por aproximandamente 10 minutos. Não mexa mais! Acrescente o corante e deixe cozinhar por mais 3 minutos, até obter ponto de fio. Desligue o fogo e junte a baunilha.

Espete os palitos nas maçãs e passe nessa calda. Deixe escorrer em uma assadeira, virada para baixo, até endurecer o caramelo.

Para evitar que a calda mele, envolva a maçã em plástico ou celofane. Dura 1 dia.

ACOMPANHAMENTO

Apesar de não aparecer na cena, pensei no que combinaria com parque e maçã do amor. Não sei por que mas fiquei com vontade de saborear um milk-shake, daí me lembrei daquele de ovomaltine, sabe?? Cai bem, não cai?

Então faça assim:

100 ml de leite BEM gelado

3 bolas de sorvete de creme

3 colheres de sopa de OVOMALTINE

calda de caramelo a gosto (opcional)

Bata primeiramente o sorvete com o leite por 1 minuto. Acrescente o ovomaltine e bata mais um pouco, apenas para misturar.

Derrame a calda no copo e despeje o milk shake. Está prontinho pra beber.

TRILHA SONORA

A própria SUPERCALIFRAGILISTICEXPIALIDOCIOUS do trecho acima.

Devo confessar que outra música que me atrai muito nesse filme é "SPOON FULL OF SUGAR" que diz que uma colher cheia de açúcar ajuda o remédio a descer. Os médicos que não me levem a mal, mas a música é assim....

COMER REZAR AMAR

Essa é a adaptação do livro de mesmo nome, de Elizabeth Gilbert (interpretada por Julia Roberts) que largou todos os bens materiais, emprego e marido e partiu sozinha em busca de novas experiências. Em Roma, na Itália, estudou gastronomia, aprendeu a falar italiano e engordou os 11 kilos mais felizes da sua vida. Na ìndia dedicou-se à exploração espiritual e, com a juda de uma guru indiana e de um coubói texano extremamente sábio, viajou por 4 meses. Por fim, em Bali, exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina. Tornou-se discípula de um velho xamã e se apaixonou desesperadamente.

Bem, a parte da viagem que nos interessa agora é a Itália, então, que tal

BRUSCHETTAS DE MUZZARELA DE BÚFALA com sasalda de tomates marinados

pela Chef Carla Pernambuco do livro Balaio de Sabores

PASTA DE ANCHOVAS

4 filés de anchova

2/3 de xícara de chá de leite

1 colher de sopa de requeijão cremoso

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de mateiga

PREPARO

Desmanche as anchovas, junte o leute e leve ao fogo. Quando ferver junte o requeijão e mexa até dissolver. À parte misture a farinha com amanteiga até forma uma pasta homogênea. Junte essa mistura ao leite, mexendo bem até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.

SALADA DE TOMATES MARINADOS

3 tomates caquis bem firmes

1/2 xícara de chá de azeite

1/4 xícara de chá de vinagre de champagne

folhas de manjericao

sal e pimenta do reino à gosto

PREPARO

Misture bem o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta. Fatie finamente os tomates e forme camadas intercalando as folhas de manjericão. Reue com o tempero e deixe marinar por pelo menos 2 horas.

MONTAGEM

6 fatias grandes de pão italiano, cortadas na diagonal

1 dente de alho cortado ao meio

3 tomates sem pele e sem sementes em cubinhos

6 bolas de muzzarela de búfala fatiadas

pasta de anchova

Esfregue o dente de alho sobre as fatias de pão e grelhe-as com um fio de azeite. Espalhe uma camada generosa de pasta de anchova, sobreponha um pouco dos tomates em cubinhos e cubra com a muzzarela fatiada. Gratine rapidamente em forno bem quente.

Sirva a bruschetta com a salada de tomates marinados.

ACOMPANHAMENTO

Para harmozinar com a bruschetta, um bom vinho tinto encorpado como um Cabernet Sauvignon cai muito bem.

TRILHA SONORA

Agora, pra acompanhar viagem gastronômica não me contive a apenas uma música, e por isso seguem vários clips para degustar enquanto preparam e apreciam tudo isso bem devagarinho...

Pra começar Eddie Verder - Better Days (do próprio filme)

Na sequência Craig Armstrong com PM's Love Theme (lindo demais da conta isso!!!! Dá uma vontade incontrolável de sair correndo com os braços abertos por essa praia sentindo o vento batendo no rosto da gente. Alguém consegue sentir isso também?)

Depois pra completar vamos de Cold Play com Viva La Vida, que é tudo que nós mais queremos....

E pra finalizar ainda em alto astral, na voz de Bebel Gilberto o Samba da Benção.

"É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe!"

CHOCOLATE

DO LIVRO "O cinema vai à mesa"

Estrelada por Juliette Binoche e Johnny Depp essa história endereçada particularmente ao público feminino, é uma fábula bem no estilo"era uma vez", passada nos anos 50 em uma pequena vila francesa que é transformada pela chegada de uma jovem mãe solteira com sua filha pré-adolescente. O interessante é que ela traz um segredo da região dos Incas ou Maias, de como fazer o chocolate com propriedades mágicas, ou no mínimo afrodisíacas; e com isso abre uma pequena loja para vendê-los, despertando nas pessoas sentimentos que há tempos estavam adormecidos.

DOCE DE CHOCOLATE (GATTÒ AL CIOCCOLATO) por CHEF CARLOS SIFFERT

100 g de manteiga sem sal

200 g de chocolate meio-amargo

4 ovos e 2 gemas

1 pitada de sal

3/4 de xícara de chá de açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha

80 g de fariinha peneirada

25 g de laranja (casca) glaceada picada em cubinhos (brunoise) - opcional

100 g de amêndoas moídas

50 g de cacau em pó

canudos de chocolate

PREPARO

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria; retire e deixe amornar. Bata os ovos com as gemas e o sal até espumar; junte aos poucos o açúcar, batendo sempre.. Junte a baunilha e deixe triplicar de volume. Incorpore a essa massa a mistura de chocolate e manteiga, mexendo rapidamente. Peneire e misture delicadamente a farinha. Ao final, misture as laranjas e as amêndoas e transfira para uma assadeira untada, forrada com papel manteiga e untada novamente. Asse por mais ou menos 25 minutos. Quando tirar do forno ele ainda estará levemente úmido. Deixe esfriar e decore com cacau em pó e canudos de chocolate.

HARMONIZAÇÃO

Para acompanhar essa sobremesa o ideal é um vinho com doçura suficiente para harmonizar com o chocolate e envelhecimento que confere aromas de sabores delicados para harmonizar com as amêndoas. A sugestão é o Madeira Justinos Boal 10 anos - pelo sommelier Rodolfo Chaves, da importadora Casa Flora.

Há quem prefira harmonizar chocolate com vinho do porto e diz que, dependendo do chocolate e do porto, eles podem se sobressair em relação ao outro, ou se completarem.

Fica a gosto de cada um. Minha pretensão não é ensinar, uma vez que não sou sommelier, apenas colocar uma sugestão, que não a minha, como mera interessada no assunto.

TRILHA MUSICAL

A trilha sonora é de Rachel Portman, chama-se Minor Swing. Pefeita!

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Esse não é bem um trailer, mas sim uma parte do desenho, aliás, a melhor parte no meu ponto de vista. Quem não se lembra do chá do Chapeleiro Maluco? Eu adorava isso. Comemorar um desaniversário... que idéia genial essa. Alice, personagem criada por Lewis Carroll, foi criada em 1865. Dá pra imaginar toda essa criatividade naquela época? São tantos personagens mágicos como o gato xadrez, a lebre, a rainha de copas e seus soldados, e por aí vai.

Eis que em 2010, Tim Burton rele a história de Alice, dessa vez ela aparece nas telas com 19 anos e deixa de ser um desenho para virar filme. Preferi colocar a cena do desenho pois o filme tem um tom meio underground, o chá não tem o mesmo vigor nem as mesmas cores que o original. E como na minha memória o Chá de desaniversário é assim, assim será.

Para a receita desse chá, um BOLO DE LARANJA sem recheio nem cobertura, simplesmente um bolo para se comer com chá. Essa receita aprendi com minha mãe, que aprendeu coma mãe dela, que imagino deve ter aprendido com a mãe dela também....

4 ovos (claras em neve)

1 copo de suco de laranja (pode ser substituir por leite quente também, fica um bolo neutro)

2 xícaras de chá de açúcar

3 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento

PREPARO

Pré aqueça o forno a 180ºC. Bata as claras e reserve. Bata as gemas com o açúcar. Alterne a farinha com o suco. Misture delicadamente as claras e por último o fermento. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.

CALDA DE LARANJA

1 xícara de açúcar

suco de laranja o quanto baste

Adicione o suco no açúcar aos poucos, até formar uma pastinha. Se quiser que forme aquela crostinha de açúcar em cima do bolo esta calda não pode ficar rala.

Assim que tirar o bolo do forno despeje a calda por cima.

PS: Eu nem espero esfriar!!!!!

ACOMPANHAMENTO (no caso serão vários...)

Claro que por se tratar de um chá da tarde, vou colocar uma receitinha muito gostosa e caseira aqui que aprendi com a Chef Roseni Egutti em um curso de café colonial. Se bem que as opções dos prontos hoje é imensa.

CHÁ DE MAÇÃ

1 litro de água

3 maçãs vermelhas (cortadas em 4 e sem sementes)

cravo, canela e erva-doce à gosto

PREPARO

Levar ao fogo todos os ingredientes e deixar ferver até cozinhar as maçãs. Retire as especiarias e bata o restante no liquidificador. Coe e adoce à gosto. Você pode utilizar a polpa do coador para fazer uma geléia.

*RECEITINHA EXTRA DE GELÉIA DE MAÇÃ E GENGIBRE (do mesmo cuso de Café Colonial)

1 gengibre ralado (deixe de molho em água gelada)

4 maçãs raladas e cozidas (ou aproveite a polpa do chá acima)

suco de 6 laranjas pera

1 cop (tipo requeijão) de água

Açúcar (o suficiente)

PREPARO

Ferva o gengibre por 2 vezes. Junte a maçã e o suco de laranja e deixe cozinhar. Junte o açúcar e mistura até o ponto de geléia.

E já que estamos falando em extras segue uma receita divina, da não menos divina Nigella Lawson do livro Nigella Express. Trata-se do BUDINO DE CHOCOLATE, um creme de puro e envolvente êxtase (palavras dela). Quando consumido frio é um creme sedoso de chocolate, mas se consumido quente, se transforma no melhor CHOCOLATE QUENTE que você já provou (pra comer de colher).

250 ml de leite

125 ml de creme de leite fresco

60 g de açúcar

1 colher de sopa de amido de milho

35 g de cacau em pó

2 colheres de sopa de água fervente

2 gemas de ovo

1 colher de chá de essência de baunilha

60 g de cocolate amargo 70% cacau picado

PREPARO

Aqueça o leite e o creme de leite juntos (na panela ou microondas). Ponha o açúcar e o amido em outra panela e peneire por cima o cacau. Junte as 2 colheres de água ate formar uma pasta. acrescente as gemas, uma de cada vez, mexendo sempre. Por fim junte os leites aquecidos e a essência. Raspe a lateral da panela e leve ao fogo bem baixo (aproximadamente 3 a 4 minutos) até ficar cremoso como uma maionese. Tire do fogo e junte os pedacinhos de chocolate.

Sirva imediatamente ou leve à geladeira com plástico filme cobrindo bem na superfície. Retire um pouco antes de servir para perder um pouco do gelado. Pode servir com chantily em cima.

TRILHA SONORA

Além da música do desaniversário, segue abaixo uma música feita para a versão de Tim Burton.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

A Fantástica Fábrica de Chocolate é um livro infantil do escritor Roald Dahl que já mereceu duas adaptações para o cinema. A primeira em 1971 e a sgunda em 2005. A história fala sobre Charlie, um menino muito pobre que vive num casebre com os pais e avós. Ele abre uma embalagem de chocolate e ganha um passaporte para conhecer a tão sonhada fábrica de chocolates de Willy Wonka, juntamente com mais quatro crianças. Mas apenas Charlie resiste até o final e acaba herdando a fábrica.

Para esse trailer, uma receita de CARAMELOS DE CHOCOLATE

pela Chef Heloisa Bacellar do livro Chocolate todo dia

1 1/2 xícara de creme de leite fresco

1 xícara de açúcar

3/4 xícara de glucose de milho (Karo)

1/2 colher de chá de flor de sal (ou comum)

100 g de chocolate meio amargo em pedaços médios

óleo vegetal para untar

PREPARO

Numa panela média coloque o creme de leite, o açucar, a glucose e o sal e aqueça, mexendo até dissolver. Quando ferver abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos até alcançar o ponto de bala firme, mas não dura. Para testar, coloque um pouco de água gelada num copo e pingue um puco do caramelo na água. Aperte com a ponta dos dedos. Você deverá conseguir molar uma bolinha consistente porém macia. Retire do fogo, junte o chocolate e misture delicadamente até conseguir um creme liso. Despeje esse caramelo numa superfície de mármore untada com óleo ou sobre um Silpat (tapetinhos de silicone) e deixe amornar por uns 15 minutos enão mais que isso para não endurecer! (Caso isso ocorra, volte com o caramelo ligeiramente ao fogo apenas para amolecer). Mergulhe uma faca de lâmina grande em água fervente, seque e corte a placa em quadradinhos iguais. Rende aproximadamente 60 unidades. Embrulhe em papel celofane e guarde por até 1 semana.

ACOMPANHAMENTO

SMOTHIE DE CHOCOLATE E BANANA

também do livro Chocolate todo dia de Heliosa Bacellar

1 litro de leite

1 1/2 xícara de iogurte natural

1/3 xícara de chocolate em pó

1/2 xícara de açúcar mascavo

2 colheres de chá de essência de baunilha

1 pitada de canela em pó

2 bananas nanicas maduras (ou substitua por 2 peras)

8 cubos de gelo

PREPARO

Bata tudo no liquidificador, transfira para 4 copos e sirva.

TRILHA SONORA

Como não poderia deixar de ser, Chocolate na voz do saudoso Tim Maia

E tem Chocolate na versão Cold Play também.

E finalizando com esse vídeo super antigo de Ed Motta e Marisa Monte (reparem só como o tempo passou...)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS NA CIA. DO AÇÚCAR!












Filhas de doceira merecem uma mesa de doces caprichada no dia das crianças. Esta estava repleta de cup cakes de brigadeiro, frutas vermelhas e framboesa, Cia. Tops, algodão doce e confeti. Hummmmmm! A alegria foi geral, tanto para as meninas, quanto pra as crianças grandes que apareceram por aqui, hehehe.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cupcakes

Mini cupcakes Ferrero Rocher

CUPCAKE FERRERO ROCHER

Mini cupcakes de fubá com goiabada

CUPCAKE DE FUBÁ COM GOIABADA

Mini cupacakes de baunilha com frutas vermelhas

CUPCAKE DE BAUNILHA COM FRUTAS VERMELHAS

Mini cupcakes de chocolate com maracujá
CUPCAKE DE CHOCOLATE COM MARACUJÁ

O pratinho que cada uma recebeu com os quatro sabores de cupcakes.

Futebol







Bolo em formato de campo de futebol e outras gostosuras pra comemorar o aniversário do Nicolas!