MENSAGEM DA SEMANA

"A gastronomia é uma aquisição. Uma vez assimilada, a pessoa não consegue se livrar dela, passa a ficar mais exigente e a buscar o prazer que a boa comida proporciona."

Josimar melo - crítico gastronômico da Folha

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RATATOUILLE

Essa animação é simplesmente MARAVILHOSA! É do tipo que você assiste várias vezes e nunca cansa.

Remi é um rato que mora em Paris e que deseja se tornar um grande chef. Mas, coitadinho, além da fampilia dele ser contra, ainda conta com a desvantagem de ser.... um rato! Em todas as cozinhas cozinhas que ele entra, é expulso à vassouradas. Até odia em que ele fica embaixo do restaurante de seu grande herói culinário Auguste Gusteau, e lá conhece Linguini, um ajudante de cozinha muito atrapalhado e sem a menor vocação culinária. É aí que se inicia uma parceria entre eles e Remi fica escondido sob o chapéu de Linguini, maestrando verdadeiras obras de arte da gastronomia. Vale a pena conferir com toda a família!

Para esse desenho a receita não poderia ser outra

RATATOILLE - na verdade um mix de receitas de vários lugares

Trata-se de um ragu de legumes onde necessariamente a berinjela é predominante, além de tomates. Os demais legumes podem ser substituidos a gosto. Esse prato pode ser servido quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento. Entaõ vamos lá.

2 berinjelas

1 abobrinha italiana

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

2 tomates sem pele e sem sementes

1 cebola

2 dentes de alho

1/2 xícara de chá de azeite de oliva

1/4 de xícara de chá de vinagre de vinho tinto

2 raminhos de alecrim e tomilho

sal e pimenta à gosto

PREPARO

Muito fácil mesmo! Corte todos os legumes em tiras e disponha-os numa assadeira. Regue com o azeite e o vinagre e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por aproximadamente uma a duas horas. Pronto! É só isso mesmo!

Existem muitas variações de ratatouille, na panela, no forno, mais pedaçudas, que se desmancham, enfim, eu gosto dessa pela praticidade. Mas a ratatouille é sua, então inove e reinvente a sua receita a seu gosto....

ACOMPANHAMENTO

Um vinho rosé Chardonnay ou um espumante.

TRILHA SONORA

Como não poderia deixar de ser, minha primeira sugestão é DOUCE FRANCE, interpretada por Charles Trenet.

E depois, eu sugiro SHE, na voz de Charles Aznavour. O clipe pode até ser meio breguinha, mas a melodia e a letra dessa música são tão lindas que tá valendo. Imagina alguém cantando isso pra você????!!!! Que mais? Um bom desenho, seguido de boa comida, regada de bom vinho e com esse fundo musical...

Nenhum comentário:

Postar um comentário