Esse não é bem um trailer, mas sim uma parte do desenho, aliás, a melhor parte no meu ponto de vista. Quem não se lembra do chá do Chapeleiro Maluco? Eu adorava isso. Comemorar um desaniversário... que idéia genial essa. Alice, personagem criada por Lewis Carroll, foi criada em 1865. Dá pra imaginar toda essa criatividade naquela época? São tantos personagens mágicos como o gato xadrez, a lebre, a rainha de copas e seus soldados, e por aí vai.
Eis que em 2010, Tim Burton rele a história de Alice, dessa vez ela aparece nas telas com 19 anos e deixa de ser um desenho para virar filme. Preferi colocar a cena do desenho pois o filme tem um tom meio underground, o chá não tem o mesmo vigor nem as mesmas cores que o original. E como na minha memória o Chá de desaniversário é assim, assim será.
Para a receita desse chá, um BOLO DE LARANJA sem recheio nem cobertura, simplesmente um bolo para se comer com chá. Essa receita aprendi com minha mãe, que aprendeu coma mãe dela, que imagino deve ter aprendido com a mãe dela também....
4 ovos (claras em neve)
1 copo de suco de laranja (pode ser substituir por leite quente também, fica um bolo neutro)
2 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
PREPARO
Pré aqueça o forno a 180ºC. Bata as claras e reserve. Bata as gemas com o açúcar. Alterne a farinha com o suco. Misture delicadamente as claras e por último o fermento. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.
CALDA DE LARANJA
1 xícara de açúcar
suco de laranja o quanto baste
Adicione o suco no açúcar aos poucos, até formar uma pastinha. Se quiser que forme aquela crostinha de açúcar em cima do bolo esta calda não pode ficar rala.
Assim que tirar o bolo do forno despeje a calda por cima.
PS: Eu nem espero esfriar!!!!!
ACOMPANHAMENTO (no caso serão vários...)
Claro que por se tratar de um chá da tarde, vou colocar uma receitinha muito gostosa e caseira aqui que aprendi com a Chef Roseni Egutti em um curso de café colonial. Se bem que as opções dos prontos hoje é imensa.
CHÁ DE MAÇÃ
1 litro de água
3 maçãs vermelhas (cortadas em 4 e sem sementes)
cravo, canela e erva-doce à gosto
PREPARO
Levar ao fogo todos os ingredientes e deixar ferver até cozinhar as maçãs. Retire as especiarias e bata o restante no liquidificador. Coe e adoce à gosto. Você pode utilizar a polpa do coador para fazer uma geléia.
*RECEITINHA EXTRA DE GELÉIA DE MAÇÃ E GENGIBRE (do mesmo cuso de Café Colonial)
1 gengibre ralado (deixe de molho em água gelada)
4 maçãs raladas e cozidas (ou aproveite a polpa do chá acima)
suco de 6 laranjas pera
1 cop (tipo requeijão) de água
Açúcar (o suficiente)
PREPARO
Ferva o gengibre por 2 vezes. Junte a maçã e o suco de laranja e deixe cozinhar. Junte o açúcar e mistura até o ponto de geléia.
E já que estamos falando em extras segue uma receita divina, da não menos divina Nigella Lawson do livro Nigella Express. Trata-se do BUDINO DE CHOCOLATE, um creme de puro e envolvente êxtase (palavras dela). Quando consumido frio é um creme sedoso de chocolate, mas se consumido quente, se transforma no melhor CHOCOLATE QUENTE que você já provou (pra comer de colher).
250 ml de leite
125 ml de creme de leite fresco
60 g de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
35 g de cacau em pó
2 colheres de sopa de água fervente
2 gemas de ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
60 g de cocolate amargo 70% cacau picado
PREPARO
Aqueça o leite e o creme de leite juntos (na panela ou microondas). Ponha o açúcar e o amido em outra panela e peneire por cima o cacau. Junte as 2 colheres de água ate formar uma pasta. acrescente as gemas, uma de cada vez, mexendo sempre. Por fim junte os leites aquecidos e a essência. Raspe a lateral da panela e leve ao fogo bem baixo (aproximadamente 3 a 4 minutos) até ficar cremoso como uma maionese. Tire do fogo e junte os pedacinhos de chocolate.
Sirva imediatamente ou leve à geladeira com plástico filme cobrindo bem na superfície. Retire um pouco antes de servir para perder um pouco do gelado. Pode servir com chantily em cima.
TRILHA SONORA
Além da música do desaniversário, segue abaixo uma música feita para a versão de Tim Burton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário