MENSAGEM DA SEMANA

"A gastronomia é uma aquisição. Uma vez assimilada, a pessoa não consegue se livrar dela, passa a ficar mais exigente e a buscar o prazer que a boa comida proporciona."

Josimar melo - crítico gastronômico da Folha

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Maria Antonieta - Trailer

Com direção e roteiro de Sofia Coppola e estrelado por Kirsten Dunst, esse filme foi muito vaiado no festival de Cannes e nos Estados Unidos, apesar de ter levado o Oscar de melhor figurino (para a excelente italiana Milena Canonero).

Porém o que nos interessa é que o filme constata entre outras coisas como a cuinária se tornou importante na sociedade americana, e que o visual da comida precisa ser agradável aos olhos. Algumas cenas chegam a parecer a Ilha da Fantasia, cercada de doces por todos os lados. Aqui os protagonistas são os bolos e doces eaborados, ricamente enfeitados com frutas, muito creme e pétalas de rosas. Do livro "O Cinema vai a mesa" - Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert

MACARONS pelo CHEF FABRICE LENUD

280 g de açúcar de confeiteiro

160 g de farinha de amêndoas

130 g de claras (aproximadamente clara de 4 ovos)

30 g de açúcar refinado

corante (opcional)

PREPARO

Peneire junto o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas. Bata as claras em neve com o açúcar refinado até o ponto de suspiro firme. Misture delicadamente o corante desejado (verde para pistache, vermelho para framboesa e café liquido para café). Coloque uma folha de papel manteiga (ou Silpat) sobre uma assadeira, e ponha-a dentro de outra assadeira. Coloque a massa dentro de um saco de confeitar e pingue a massa com uma distância de 5 cm entre elas. Leve imediatamente ao fogo moderado (220ºC) durante 10 minutos. Retire a assadeira debaixo e deixe mais 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Com uma espátula tire os macarons da assadeira e recheie com o creme a gosto. Eles poderão ser conservados no congelador por até 1 semana.

SUGESTÃO DE RECHEIO

GANACHE DE CHOCOLATE MEIO-AMARGO

200 g de chocolate meio amargo

100 g de creme de leite fresco

MODO DE PREPARO

Ferva o creme de leite e derreame sobre o chocolate picado até obter uma mistura homogênea.

ACOMPANHAMENTO

Para acompanhar as delícias feitas de açúcar, a sugestão são os champagnes do tipo demi-sec que levam de 3 a 5% de liqueur d'espeditiion. Os mais indicados são: Bollinger Tradition, Don Perignon, Krug, Roederer Cristal, S de Salon, Salton Evidence ou Caves Geisse (estes dois últimos nacionais). Também por recomendação do livro.

TRILHA MUSICAL

Como não poderia deixar de ser, depois de tantos bolos, doces e macarons, lá vai uma musiquinha pra adoçar mais ainda:

I WANT CANDY - Bow Wow Wow

E uma outra versão brasileira, bem docinha, da Marisa Monte - Não é Proibido

Nenhum comentário:

Postar um comentário