DO LIVRO "O cinema vai à mesa"
Estrelada por Juliette Binoche e Johnny Depp essa história endereçada particularmente ao público feminino, é uma fábula bem no estilo"era uma vez", passada nos anos 50 em uma pequena vila francesa que é transformada pela chegada de uma jovem mãe solteira com sua filha pré-adolescente. O interessante é que ela traz um segredo da região dos Incas ou Maias, de como fazer o chocolate com propriedades mágicas, ou no mínimo afrodisíacas; e com isso abre uma pequena loja para vendê-los, despertando nas pessoas sentimentos que há tempos estavam adormecidos.
DOCE DE CHOCOLATE (GATTÒ AL CIOCCOLATO) por CHEF CARLOS SIFFERT
100 g de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio-amargo
4 ovos e 2 gemas
1 pitada de sal
3/4 de xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
80 g de fariinha peneirada
25 g de laranja (casca) glaceada picada em cubinhos (brunoise) - opcional
100 g de amêndoas moídas
50 g de cacau em pó
canudos de chocolate
PREPARO
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria; retire e deixe amornar. Bata os ovos com as gemas e o sal até espumar; junte aos poucos o açúcar, batendo sempre.. Junte a baunilha e deixe triplicar de volume. Incorpore a essa massa a mistura de chocolate e manteiga, mexendo rapidamente. Peneire e misture delicadamente a farinha. Ao final, misture as laranjas e as amêndoas e transfira para uma assadeira untada, forrada com papel manteiga e untada novamente. Asse por mais ou menos 25 minutos. Quando tirar do forno ele ainda estará levemente úmido. Deixe esfriar e decore com cacau em pó e canudos de chocolate.
HARMONIZAÇÃO
Para acompanhar essa sobremesa o ideal é um vinho com doçura suficiente para harmonizar com o chocolate e envelhecimento que confere aromas de sabores delicados para harmonizar com as amêndoas. A sugestão é o Madeira Justinos Boal 10 anos - pelo sommelier Rodolfo Chaves, da importadora Casa Flora.
Há quem prefira harmonizar chocolate com vinho do porto e diz que, dependendo do chocolate e do porto, eles podem se sobressair em relação ao outro, ou se completarem.
Fica a gosto de cada um. Minha pretensão não é ensinar, uma vez que não sou sommelier, apenas colocar uma sugestão, que não a minha, como mera interessada no assunto.
TRILHA MUSICAL
A trilha sonora é de Rachel Portman, chama-se Minor Swing. Pefeita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário